Entendendo o que é blockchain no contexto do audiovisual moderno
A tecnologia de blockchain tem trazido benefícios a diversos setores do mercado e da indústria, podendo contribuir também com processos característicos do segmento audiovisual.
Rastreabilidade e segurança são algumas das palavras-chave utilizadas para definir esse tipo de rede, em que dados e transações são registrados de maneira imutável.
Por esse motivo, desde as etapas de financiamento e produção de uma obra até a sua distribuição, esse pode ser um recurso vantajoso, como você verá ao longo deste conteúdo.
A seguir, explicamos melhor o que é blockchain e como essa tecnologia pode ser aplicada ao setor audiovisual de maneira vantajosa. Confira!
O que é blockchain?
O blockchain funciona como um registro de transações, tendo ganhado destaque em diversos setores da indústria, por funcionar de forma imutável, promovendo maior transparência e credibilidade às informações.
As transações são registradas em blocos, que são encadeados de forma cronológica, garantindo que uma vez registrados, os dados não possam ser alterados sem a concordância de todos os participantes da rede.
Assim, forma-se uma cadeia de registros que permite rastrear dados importantes, como o valor e as condições de uma dada transação financeira.
No setor audiovisual, essa tecnologia ganha diversas aplicações, podendo ser utilizada no registro e gestão de direitos autorais, na monetização e pagamentos, ou até na distribuição de conteúdo, uma vez que os repasses financeiros são constantes, fazendo parte das diversas etapas de uma obra.
Os criadores podem realizar a prova de propriedade com o registro de suas obras no blockchain, estabelecendo uma prova incontestável de propriedade intelectual. Isso pode ser vital em disputas legais sobre autoria e direitos.
Assim como gestão de licenças por meio de contratos inteligentes podem gerenciar automaticamente licenças de uso, liberando acesso ao conteúdo quando os termos do contrato são cumpridos e registrando todas as transações de licenciamento.
Na distribuição do conteúdo, o uso de blockchain traz proteção a obra, ajudando a garantir que apenas usuários autorizados acessem o conteúdo, combatendo a pirataria e a distribuição não autorizada.
A Agência Nacional do Cinema (Ancine), também tem discutido a aplicação do modelo de blockchain para o financiamento de projetos, tornando essa operação mais transparente e segura, uma vez que a prestação de contas será feita de forma automática.
Da mesma maneira, há outros procedimentos em que o recurso pode ser útil, como o pagamento dos profissionais envolvidos em uma produção, o reembolso das instituições de financiamento e a coleta de receitas junto aos compradores.
Assim, há diferentes contextos em que a utilização dessa tecnologia tem sido proposta, visando beneficiar as operações realizadas na indústria audiovisual.
Benefícios do blockchain para as produções audiovisuais
Para compreender melhor como essa tecnologia pode entrar no setor audiovisual, vale a pena conhecer alguns possíveis benefícios de adotar o recurso:
Transparência e rastreabilidade
Como mencionamos, uma das principais características dessa tecnologia é a imutabilidade dos registros e a rastreabilidade de transações promovida por eles.
Assim, é possível rastrear todo o ciclo de vida de uma obra audiovisual, desde a criação até a distribuição e exibição, garantindo mais transparência e segurança nas transações.
Esse é um aspecto bastante importante quando falamos de contextos como os editais de financiamento, mas também dos pagamentos envolvidos na produção e comercialização de qualquer obra.
Redução de Intermediários
Outro ponto positivo é a possibilidade de eliminar a necessidade de intermediários, tanto na distribuição quanto na exibição da obra audiovisual.
Desse modo, surge a oportunidade de reduzir custos significativos, além de minimizar o risco de fraudes no decorrer desses processos.
Segurança de dados
Por fim, na era em que vivemos, não podemos esquecer da importância de implementar recursos que garantam uma boa segurança de dados.
Ao adotar o blockchain, que utiliza uma criptografia avançada em seus registros, é possível proteger informações sensíveis de todas as partes envolvidas.
Uma produtora, por exemplo, não terá acesso aos dados de outra, de modo que se torna possível garantir mais segurança e confiabilidade quando o assunto é a proteção de direitos autorais e até mesmo de informações envolvidas em transações financeiras.
A tecnologia blockchain tem o potencial de transformar significativamente a indústria audiovisual, resolvendo problemas de longa data relacionados à propriedade intelectual, monetização e distribuição de conteúdo. Ao proporcionar maior transparência, segurança e eficiência, o blockchain pode criar um ecossistema mais justo e inovador para criadores e consumidores de conteúdo audiovisual.
Agora que você já sabe mais sobre esse assunto, continue por aqui no nosso blog e confira também nosso conteúdo sobre os limites legais da cinebiografia, do fato à ficção!