Festival de cinema de Gramado: história e curiosidades

Imagem de destaque do post Festival de cinema de Gramado: história e curiosidades

(Imagem: Troféu Kikito / Site Festival de Gramado)

O Festival de Cinema de Gramado é um evento anual que acontece na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, Brasil. O festival foi fundado em 1973 e é considerado um dos mais importantes festivais de cinema da América Latina. Sendo assim, se você gosta de produções audiovisuais, é um evento que pode lhe interessar.

Em 2023, o festival chega à sua edição de número 51, sendo um dos eventos de maior relevância para a comunidade artística do Brasil. O festival já premiou alguns dos maiores cineastas do Brasil, como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Walter Salles. Além disso, o festival também ajudou a popularizar o cinema brasileiro no exterior.

Neste artigo, entenda sobre a história e algumas curiosidades do Festival de Cinema de Gramado. A sua importância é enorme e, por isso, se você gosta do audiovisual ou do Direito ligado a esse meio, é interessante conhecer suas origens e principais fatos. Continue a leitura e saiba tudo sobre esse festival incrível!

Qual é a origem do Festival de cinema de Gramado?

O primeiro festival ocorreu em 1973, em parceria com a Prefeitura Municipal de Gramado, com a Companhia Jornalística Caldas Júnior, a Embrafilme, a Fundação Nacional de Arte e as secretarias de Turismo e Educação e Cultura do Rio Grande do Sul.

Nessa época, o evento ocorria durante o verão, sendo assim era comum ver celebridades e atores nas piscinas dos hotéis, atraindo a atenção da imprensa. Aos poucos, o evento se tornou mais do que apenas um centro para reunião de diretores e atores, trazendo pautas importantes sobre o meio audiovisual na américa latina.

Através de 5 décadas, o festival teve a honra de exibir vários projetos audiovisuais incríveis, hoje considerados alguns dos melhores do Brasil. A premiação máxima do Festival é chamada de Kikito, sendo um sinônimo de reconhecimento na indústria atualmente.

Onde ocorre o evento?

(45º Festival de Cinema de Gramado 2017 - 17/08/2017 Tapete Vermelho / Palácio dos Festivais - Crédito Cleiton Thiele / Pressphoto)

Desde seu início, o Festival de cinema de Gramado tinha como sua sede o Cine Embaixador, mas na época de 1980 essa estrutura passou por uma reforma. Hoje, ela é o Palácio dos Festivais, onde o Festival de cinema ocorre até o momento.

Nesse espaço, os visitantes podem ver o chamado Caminho das Estrelas, que é uma espécie de hall da fama, onde vários atores e atrizes já deixaram sua marca. Além disso, dentro do local existe o Museu do Festival, que contém fotos, cartazes e atividades que mostram seus mais de 50 anos de história.

Qual é a premiação?

Outro ponto de curiosidade de quem nunca foi ou viu esse festival é qual seria sua premiação máxima. O Kikito é considerado essa premiação, sendo uma figura risonha, considerado um deus do bom-humor, pintado inteiramente de dourado. Ele foi feito pela artesã Elisabeth Rosenfeld, sendo o prêmio do festival desde sua primeira edição em 1973.

Até o ano de 1989, o prêmio era feito de madeira imbuia, mas após isso essa estátua começou a ser feita de bronze. Além disso, existe o Kikito de Cristal, que é uma honra especial apenas para as maiores figuras do cinema ibero-americano.

Ademais, na cidade onde ocorre o festival, você pode encontrar um Kikito gigante, na entrada de Gramado, via RS-155. Esse é um local onde vários turistas acabam tirando fotos para lembrar do momento.

Quando ocorre a próxima edição do Festival de Cinema de Gramado?

A próxima edição do Festival de Cinema de Gramado ocorre no período de 11 a 19 de agosto, no Palácio dos Festivais em Gramado. O evento conta com uma curadoria de profissionais e vários patrocínios, incluindo algumas grandes marcas como Telecine e uma realização graças ao Ministério da Cultura.

Durante o evento, são amostrados e julgados os seguintes tipos de projetos audiovisuais:

  • Longas-metragens brasileiros;
  • Longas-metragens estrangeiros;
  • Longas-metragens gaúchos;
  • Curtas-metragens brasileiros e gaúchos.

As informações sobre os ingressos para o evento estão ainda em fase de definição de formato de acesso, uma vez que a decisão depende de prerrogativas da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Qual a sua importância?

Primeiramente, o Festival de Cinema de Gramado é uma vitrine para o cinema brasileiro e latino-americano.

O evento apresenta uma seleção de filmes brasileiros e estrangeiros, divididos em várias categorias, como longas-metragens de ficção, longas-metragens documentais, curtas-metragens de ficção e curtas-metragens documentais. Isso ajuda a divulgar o trabalho de cineastas brasileiros e latinos para um público mais amplo.

Ademais, é uma oportunidade para o público brasileiro e internacional assistir a filmes de alta qualidade e que foram selecionados por um júri de especialistas, o que garante que o público tenha a oportunidade de ver filmes inovadores e de alta qualidade.

Além disso, é uma oportunidade para conhecer novos cineastas. O festival também apresenta filmes de cineastas emergentes, o que ajuda a promover o trabalho desses cineastas e a dar-lhes visibilidade.

Por fim, o Festival de Cinema de Gramado é uma oportunidade para debater sobre cinema. Ele conta com uma série de eventos paralelos, como palestras, workshops e masterclasses, que permitem ao público discutir sobre cinema com cineastas, críticos e outros especialistas.

Precisando de auxílio em assessoria no setor audiovisual?

Especializada em Direito Audiovisual, o Escritório Muxfeldt & Seubert Advogados Associados te auxilia em processos administrativos e judiciais para leis de incentivo e mecanismos de fomento ao setor.

Temos ampla experiência na prestação de serviços de redação de contratos, como licenciamento e cessão de direitos autorais, e, também, em gestão administrativa e prestação de contas de projetos subsidiados por editais públicos.

Conte com os nossos serviços! Somos especialistas em:

  • Consultoria jurídica em Direito Audiovisual em processos administrativos e judiciais para leis de incentivo e mecanismos de fomento ao setor;
  • Redação de contratos de licenciamento, de cessão de direitos autorais e direitos de imagem, de distribuição, de coprodução nacional e internacional;
  • Gestão administrativa e prestação de contas de projetos subsidiados por editais públicos (Lei Rouanet, Fundos de Apoio à Cultura, FSA/BRDE e outros).

Entre em contato para agendar um atendimento personalizado. Estamos à disposição para lhe ajudar!

Compartilhe