O que é audiovisual e como o Brasil está entre os 10 no mercado

Imagem de destaque do post O que é audiovisual e como o Brasil está entre os 10 no mercado

*Este artigo foi atualizado em junho/2023.

Você sabe o que é audiovisual? A gente fala muito sobre ele por aqui, mas pouco se sabe mais detalhes sobre esse setor. Ele é um dos maiores setores de produção brasileira e muitas pessoas não sabem por que o Brasil se encontra tão bem posicionado em rankings mundiais da área.

Talvez, quando ouça audiovisual, você pense em filmes e séries. A lógica não está errada: o setor engloba a produção de filmes e vídeos no Brasil, tendo em seu escopo a produção, distribuição, exibição (salas de exibição), TV paga, TV aberta, vídeo doméstico e streaming.

Dessa forma, é possível dimensionar sobre a importância do setor no país, uma vez que suas obrigações e contribuições são vistas em diversas situações distintas. De acordo com a Agência Senado, o setor conta com 5 milhões de profissionais e responde por quase 3% do PIB.

Continue a leitura deste conteúdo abaixo e entenda mais sobre o que é audiovisual e como o Brasil está entre os 10 do mercado. Confira!

O que é audiovisual e porque o setor está crescendo?

Para entender o que é audiovisual, vamos entender o motivo desse setor estar em crescente desenvolvimento no país.

Em fevereiro deste ano, o Ministério da Cultura, reativado com a troca de governo, anunciou a disponibilização de um verba total de R$450 milhões para o setor audiovisual brasileiro.

O Ministério ainda informou que tal valor será suficiente para realizar mais de 250 projetos cinematográficos de norte a sul do Brasil.

O investimento vai de acordo com as movimentações dos demais países e também, do mercado.

Segundo a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025, realizada pela empresa PwC, o audiovisual no mundo deve crescer 4,7% ao ano até 2025. Já no Brasil, esse crescimento será ainda maior, com cerca de 5% ao ano.

É possível averiguar quais são os motivos para esse crescimento. Entre eles, dois ganham muito destaque: a popularização de vídeos curtos e o avanço dos serviços de streaming.

Um estudo realizado pela Buzzmonitor entre 2021 e 2022 mostra que o volume de conteúdos audiovisuais triplicou, sendo um resultado direto da implementação de tecnologias de vídeos curtos, como TikTok e a ferramenta Reels do Instagram.

Já sobre o crescimento do streaming, vimos novas empresas chegando ao mercado brasileiro, como a HBO Max, Disney+, Star+, entre outros. Além disso, as empresas já consolidadas, como Netflix e Prime Video, aumentaram sua presença no país.

Dados apresentados no Relatório de Adoção de Streaming Global da consultoria australiana Finder, trazem que cerca de 65% dos adultos brasileiros têm pelo menos um serviço de streaming, número acima da média mundial, que é de 56%.

Dessa forma, o Brasil fica em segundo lugar no ranking mundial de pessoas com pelo menos um serviço de streaming. O país está atrás apenas da Nova Zelândia, que tem uma taxa de 65,26%.

Por que o Brasil está entre os 10 mercados do audiovisual do mundo?

(Imagem: SMC/Divulgação)

Após compreender o que é audiovisual e além dos dados citados acima acerca do consumo de serviços de streaming no Brasil, outra informação é bastante importante e precisa ser ressaltada. Desde 2016, o país figura entre os dez maiores mercados de cinema do mundo.

De acordo com a Motion Pictures Association of America (MPAA), o Brasil arrecada anualmente cerca de US$700 milhões com a exibição de longas, ficando na frente de países como a Rússia, Itália e Espanha.

Não à toa que, em 2018, as atividades econômicas do setor audiovisual foram diretamente responsáveis por uma geração de renda de R$26,7 bilhões na economia brasileira.

E aqui, entram todos os aspectos já citados, desde a produção até a exibição de peças cinematográficas e videofonográficas.

Por conta da pandemia, duas importantes leis foram implementadas no Brasil.

A Lei Paulo Gustavo foi regulamentada em 12 de maio de 2023, por meio do Decreto n. 11.525/2023, garantindo a sua eficácia na prática, especificando as formas de distribuição dos recursos para os entes federados..

Em consonância, a Lei Aldir Blanc busca apoiar profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus, liberando uma verba de R$3 bilhões para os estados e municípios.

Precisando de auxílio em assessoria no setor audiovisual?

Especializada em Direito Audiovisual, o Escritório Muxfeldt & Seubert te auxilia em processos administrativos e judiciais para leis de incentivo e mecanismos de fomento ao setor.

Temos ampla experiência na prestação de serviços de redação de contratos, como licenciamento e cessão de direitos autorais, e, também, em gestão administrativa e prestação de contas de projetos subsidiados por editais públicos.

Conte com os nossos serviços! Somos especialistas em:

  • Consultoria jurídica em Direito Audiovisual em processos administrativos e judiciais para leis de incentivo e mecanismos de fomento ao setor;
  • Redação de contratos de licenciamento, de cessão de direitos autorais e direitos de imagem, de distribuição, de coprodução nacional e internacional;
  • Gestão administrativa e prestação de contas de projetos subsidiados por editais públicos (Lei Rouanet, Fundos de Apoio à Cultura, FSA/BRDE e outros).

Entre em contato para agendar um atendimento personalizado. Estamos à disposição para lhe ajudar!

Compartilhe