Oscar 2024: conheça a história e a produção brasileira que irá concorrer

Imagem de destaque do post Oscar 2024: conheça a história e a produção brasileira que irá concorrer

(Imagem: Reprodução/Oscars)

Com a chegada do final de ano, o Oscar 2024 já começa a ser discutido e iniciam as especulações sobre quais serão as produções indicadas.

No Brasil, já temos um representante que poderá ser indicado na categoria de Melhor Filme Internacional, mas ainda é preciso aguardar o anúncio oficial em relação aos filmes que estarão concorrendo na 96ª edição da premiação.

Ainda assim, os preparativos já começaram e temos em mãos as datas do anúncio oficial de indicados, bem como da premiação em si.

Para ficar por dentro dos detalhes sobre o Oscar 2024, continue a leitura!

O Oscar 2024 será a 96ª edição da premiação, mas você sabe como tudo começou?

Todos os anos, o mundo todo acompanha a maior premiação do mundo do cinema, em uma noite de conquistas e frustrações.

O Oscar 2024 é a 96ª edição do evento, que vem acontecendo desde 1929, quando o ator Douglas Fairbanks e o diretor William C. de Mille apresentaram a premiação de produções dos anos de 1927 e 1928.

Trata-se de um evento organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que também vem trabalhando há quase um século, tendo sido fundada em 1927, na cidade de Los Angeles.

Desde o início da premiação até a chegada do Oscar 2024, não há dúvida de que muitas coisas mudaram.

Hoje em dia, o evento é um dos acontecimentos televisivos mais relevantes no mundo todo, impactando o meio audiovisual não apenas por premiar produções do campo, mas por ser, por si só, uma grande produção.

No entanto, a tradição televisiva do Oscar teve início somente em 1953, quando foi transmitido pela primeira vez. Já no Brasil a transmissão do evento chegaria somente em 1970.

Conheça o filme Retratos Fantasmas, o representante brasileiro no Oscar 2024

Desde sua primeira transmissão no Brasil, o Oscar teve ainda outras aproximações com o audiovisual brasileiro.

Um dos eventos que ficaram marcados na história do país foi a indicação de Fernanda Montenegro, em 1999, na categoria de Melhor Atriz, por sua atuação em Central do Brasil.

Agora, no Oscar 2024, o Brasil tem uma nova oportunidade de retornar à premiação com Retratos Fantasmas, dirigido por Kleber Mendonça Filho, filme que teve sua estreia brasileira no Festival de cinema de Gramado.

O longa foi selecionado entre uma lista de 29 produções inscritas e, agora, é o representante brasileiro a ser analisado pela Academia.

Entenda a diferença entre representante e indicado

A possibilidade de uma indicação brasileira no Oscar 2024 tem sido motivo de animação para muitos que acompanham o prêmio.

No entanto, é importante reforçar a diferença entre uma produção escolhida como representante e um filme indicado.

Retratos Fantasmas, até o momento, é o representante brasileiro para a categoria de Melhor Filme Internacional, o que significa que concorre com outras produções à possibilidade de ser indicado.

O longa será analisado pela Academia, assim como os demais lançamentos de outros países, para que então tenhamos em mãos a lista oficial de indicados à categoria.

A divulgação será feita no dia 21 de dezembro, data em que são comunicados os indicados a todas as categorias dessa edição

Para continuar acompanhando o mundo do audiovisual e saber mais sobre como o Direito está presente nesse meio, conheça outros conteúdos do nosso blog!

O escritório Muxfeldt & Seubert presta serviços que auxiliam nesse processo, atuando nas seguintes frentes:

  • Processos administrativos e judiciais para leis de incentivo e mecanismos de fomento ao setor;
  • Contratos de licenciamento, de cessão de direitos autorais e direitos de imagem, de distribuição, de coprodução nacional e internacional;
  • Gestão administrativa e prestação de contas de projetos subsidiados por editais públicos, como a Lei Rouanet, Fundos de Apoio à Cultura, FSA/BRDE e outros.

Para ter mais informações sobre o assunto, entre em contato e esclareça todas as suas dúvidas sobre esse tema!

Compartilhe